Entendendo a Diástase Abdominal: Causas, Sintomas e Impactos

A diástase abdominal, conhecida também  como diástase do inter retos abdominais, é a separação parcial ou completa dos músculos retos abdominais, os músculos da frente da parede do abdômen que quando bem desenvolvidos fazem o abdômen ficar em forma de “tanquinho”.

A diástase abdominal é muito comum durante a gestação pela separação dos inter-retos justamente para dar espaço para o bebê se desenvolver e a maioria das mulheres ficam com este espaço aberto após a gestação. Isso ocorre porque o útero em crescimento faz a liberação de hormônios, um deles a relaxina que faz que toda musculatura, tendões e ligamentos fiquem mais frouxos dando espaço para o feto. Até 60% das mulheres podem desenvolver diástase na parede abdominal durante a gravidez ou no pós-parto.

A diástase não é uma condição somente de mulheres que viraram mães. Ela pode afetar qualquer pessoa, incluindo bebês recém-nascidos e homens, atletas fisiculturistas e até mesmo mulheres que nunca foram mães e que são magras. Em alguns casos, pode resultar do levantamento incorreto de pesos ou da realização de exercícios abdominais excessivos ou de forma errada, e por falta de tônus muscular no músculos abdominais

Como pode surgir

Para que você possa entender melhor  o que causa, vamos verificar essa imagem da parede abdominal

Os músculos do reto do abdominal  é um músculo que corre verticalmente em cada lado da parede anterior do abdômen. Eles são dois músculos paralelos, que se encontram no centro do abdômen e são separados por uma faixa de tecido conjuntivo chamada linha alba.

A diástase abdominal ocorre quando os músculos reto abdominais separam-se na linha média.

No entanto a distância inter-retos podem ser de 2 cm e podem passar até de 7 cm, o que pode dizer se esta diástase é mais severa é a fundura em que os dedos entram e se aprofundam no abdômen, além disso uma distância 1,5 cm pode ser considerada normal se este músculo ter funcionalidade

Geralmente, consideramos anormal qualquer separação superior a 2 cm e como disse uma fundura significativa.

SINTOMAS

A diástase do reto abdominal pode ou não estar associada a sintomas. A separação em excesso dos músculos abdominais pode comprometer a função da parede abdominal anterior e tornar-se visível através de uma ruptura na linha média do abdômen.

A lesão da diástase abdominal costuma ficar aparente quando o paciente realiza qualquer manobra que aumente a pressão deste abdômen e também assoalho pélvico, qualquer esforço que o corpo faça como exemplo: espirrar, defecar, carregar peso, agachar pode gerar este aumento empurrando a barriga para frente causando um estufamento no momento.

Como saber se tenho Diástase Abdominal